No dia 6 de fevereiro de 2024 celebra-se mais uma edição do Dia Internet Mais Segura. O Grupo Informal sobre Literacia Mediática decidiu associar-se a esta iniciativa mundial, que em fevereiro de todos os anos movimenta pessoas e instituições de todo o mundo. Para tal, decidiu-se recuperar os sete desafios que foram propostos para a edição 2023 da Operação 7 Dias com os Media, que teve como temática principal a inteligência artificial.Os desafios são dirigidos a tod@s os que os queiram responder.
Ações na EBIFFD - 2024
Sm@rt Students - eTwinning Project
Schoolnest - eTwinning Project
Dia da Internet Segura
07.02.2023
O Dia da Internet Mais Segura será celebrado na terça-feira, 7 de fevereiro de 2023, por milhões de pessoas em todo o mundo, sob o slogan unificador “juntos por uma melhor Internet”.
Internet Security Day
February 7th 2023
Internet Security Day
Ações e-Safety: 2021:2022
e-Safety: importância
Janeiro e Fevereiro, 2021
O eTwinning é considerado como uma ferramenta segura para que os profissionais de educação (professores, conselho excutivos, alunos, etc.) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar. Os professores que se registam no eTwinning são verificados pelo Serviço Nacional de Apoio (NSS) e são validados para poderem utilizar todas as funcionalidades do eTwinning.
Existem, contudo, questões relacionadas com a segurança na Internet e uso indevido de informações confidenciais. Assim para a segurança de todos, professores e alunos devem ter atentos e conscientes de determinadas atitudes e medidas a considerar. Todos os cidadãos do mundo atual são também cidadãos do mundo digital, que necessitam de compreender quais os seus direitos e responsabilidades.
Os alunos da EBI FFD realizaram vários cartazes de sensibilização para o ciberbullying, bem como enfatizaram a importância de respeitar o próximo, dizendo não às agressões físicas.
Alguns destes trabalhos foram fruto de Domínios de Autonomia Curricular entre as aulas de Inglês e TIC, com as docentes Vanda Várzea e Marília Gomes. Estes cartazes foram realizados no ano letivo 2019/2020 e, devido à pandemia, foram disseminados e afixados no início do presente ano letivo por várias salas de aula, em canais digitais com o grupo fechado do Facebook e nas páginas oficiais.