A Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond foi inaugurada no ano letivo de 2011/2012. A sua sede está instalada num edifício construído de raiz na Vila de São Sebastião – a EB1,2,3/JI de São Sebastião – contando ainda, para além deste, com o edifício da EB1/JI do Porto Judeu.

      Frequentam esta Unidade Orgânica mais de seiscentos alunos, desde o pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade, oriundos das freguesias da Feteira, do Porto Judeu e de São Sebastião. A Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond fica situada numa zona tradicionalmente rural da Terceira, no eixo localizado entre as duas cidades da ilha – Praia da Vitória e Angra do Heroísmo –, servindo globalmente uma população de cerca de 6 mil pessoas predominantemente voltada para o setor primário de atividade económica.

      A Vila de São Sebastião, bem como as restantes freguesias por ela servidas, veem, assim, pela primeira vez na História, aberta a possibilidade de as suas crianças prosseguirem os seus estudos numa lógica de proximidade até ao fim do Ensino Básico. Por outro lado, a comunidade educativa do sudeste da Terceira ficou enriquecida com as várias valências e vivências que uma escola e os seus equipamentos podem proporcionar, nomeadamente em termos de instalações desportiva e culturais.