Programa ERASMUS+


O Programa ERASMUS+ é o novo programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto.


Este projeto entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2014 e destina-se a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o ensino superior, formação profissional, educação escolar e de adultos, atividades para jovens e formação no âmbito do desporto amador.

Desde 2015, a nossa Escola investiu neste programa como reforço da dimensão europeia da educação no seu projeto educativo.

Acreditação
 
A Acreditação Erasmus+ é um programa que permite a escolas experientes em projetos Erasmus+ aceder a fundos europeus de forma mais ágil e

 permanente, para a melhoria constante das suas práticas.

Supõe a construção de um plano de desenvolvimento eur

opeu, o Plano Erasmus+, cujos objetivos servem de guia ao desenvolvimento da escola num horizonte de internacionaliz

ação e de referencial de avaliação para o investimento realizado.

Esta estratégia de financiamento integra a nossa Escola numa rede de parcerias europeias centrada na qualidade, na inovação e na continuidade das parcerias implementadas.

A nossa Escola, uma das primeiras 57 escolas acreditadas do país, é uma organização acreditada por um período de 7 anos (até 2027) e comprometida com a revisão do seu Plano Erasmus ao longo do processo. Isto significa que o acesso a estes fundos é anual e não está dependente da elaboração e aprovação de novos projetos, podendo a Escola perspetivar o seu desenvolvimento e as suas parcerias para a melhoria a longo prazo.

                                                

                           

O Plano Erasmus da nossa Escola apresenta uma estratégia circular de implementação que se inicia na liderança e vai até à autoavaliação das práticas desenvolvidas, passando pelo desenvolvimento das competências organizacionais da Escola, das competências pedagógicas dos seus profissionais de educação e por uma visão educativa para os seus alunos, as quais por sua vez, se intersetam numa perspetiva de whole school approach e de desenho e organização curricular.

Envolve, assim, uma larga percentagem dos atores do processo educativo que nela se cruzam, visando o desenvolvimento de competências que vão desde uma estratégia de educação inclusiva global para a Escola e o investimento no trabalho de projeto no âmbito das várias áreas curriculares até à melhoria das competências digitais dos nossos alunos e à construção de horizontes de cidadania global.

Estas competências podem ser desenvolvidas combinando, em termos de Escola, estratégias que dinamizem a articulação interciclos, a formação interpares e a continuação da internacionalização da Escola.

Este Plano Erasmus está vigente até 2024, ano em que terá de ser reavaliado e alterado da perspetiva mais adequada para a Escola.

 

Para o 1.º ano de implementação do programa de acreditação da Escola, foi definido um conjunto de áreas de investimento a privilegiar e um conjunto de objetivos estratégicos para a sua execução.

Assim, foram eleitas, para este ano letivo, as áreas de investimento de Cidadania Global, de Educação Inclusiva, de Trabalho de Projeto e de Competências Digitais, tendo sido solicitadas 27 mobilidades e atribuída à Escola uma verba de 27.620€ para a sua execução.

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Foram também definidos os objetivos estratégicos de gestão de executar toda a verba atribuída – que, de acordo com as tabelas Erasmus+, não suporta todas as mobilidades solicitadas – até 31 de Maio de 2023 com o maior número de mobilidades possível, investindo essas mobilidades nos objetivos seleccionados.

Este Plano de Execução Erasmus+ foi aprovado em Conselho Pedagógico.


Objetivos Erasmus a privilegiar



Folheto de Divulgação

Este folheto foi fornecido a todos os professores da Escola, divulgando os princípios básicos do projeto.


Candidaturas

A EBIFFD inicia o primeiro ano de escola com Acreditação Eramus +. 

Como sabem, o projeto assegura à Escola mobilidades em áreas definidas no Plano ERASMUS, pelo que está, a partir de hoje – 18.10.2022, aberto o concurso para a mobilidade na versão equipas de inovação.

De acordo com a estratégia da Escola, esta mobilidade será atribuída a uma equipa de inovação, de três elementos. A  sua constituição está definida desde o anterior projeto KA1, privilegiando um professor de cada ciclo de escolaridade.

Todos os professores da Escola são elegíveis para as mobilidades financiadas.

Para tal, devem constituir uma equipa de inovação, nos termos aqui descritos, e apresentar a sua candidatura, no link abaixo.

As candidaturas serão apreciadas e avaliadas pela Comissão ERASMUS+ da Escola, de acordo com os critérios já apreciados em Conselho Pedagógico.


Mobilidades

Apesar do prazo de execução deste financiamento ser até 30 de setembro, espera-se, até 31 de maio, executar um conjunto total de 21 mobilidades, das quais 8 serão para alunos, 9 ou 10 para professores e 3 ou 4 para técnicos.

Saliente-se ainda que estas mobilidades decorrem em paralelo e sem qualquer interferência com as mobilidades resultantes dos projetos de parcerias estratégicas da Escola, neste ano em fase de conclusão.


Adenda

Dando continuidade ao projecto de 22/23, e na sequência da visita à nossa Escola de dois colegas da CEIP de Guillena, a Escola solicitou verbas extraordinárias para uma mobilidade a Espanha (Sevilha), mobilidade a investir em Trabalho de Projecto em regime de job shadowing, para observação das práticas que, neste âmbito, se desenvolvem naquela escola.

Assim, está aberta candidatura para uma Equipa de Inovação de 4 professores dos 1.º e 2.º Ciclos, que deve respeitar a paridade entre ciclos. Para esta candidatura estão já disponíveis o formulário de candidatura e os critérios de avaliação, abaixo.

A Comissão de avaliação das candidaturas será a mesma prevista para 23/24.

Water

Water  visitará  Xanthi, Grécia para a realização da 4.ª mobilidade do projeto, na semana de 24 a 27 de outubro.

Happy Children

Ao longo da semana de 21 a 25 de novembro, a EB1/JI de Porto Judeu marcou presença na mobilidade em Liubliana – Eslovénia com o tema “THE NATURE OF EARLY LEARNING – USING RESOURCES (GAMES/STORIES) TO INSPIRE PRACTICE”.