Ação Chave 1

 

A Ação-Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+ proporciona oportunidades de aprendizagem e formação profissional na Europa a professores – ou outros profissionais de Educação – visando reforçar ou adquirir novas competências profissionais, criar laços pessoais e institucionais com escolas europeias, e participar em projetos transnacionais de cooperação em Educação.

No actual Quadro Comunitário de Apoio (2014-2020), a nossa Escola viu financiadas candidaturas de dois projetos específicos de reforço das competências profissionais da organização, nomeadamente o Projeto PAIDEIA (2016/2018), e o Projeto ESCOLA XXI (2018/2020).

                          

                            

Ação Chave 1

A Ação Chave 1 assenta na mobilidade individual para fins de aprendizagem. Destina-se a todos os professores e técnicos em trabalho efectivo nas escolas.

A EBIFFD continua o desenvolvimento das competências dos seus professores, beneficiando da aprovação do projeto ESCOLA XXI, o qual financia, para os anos de 2018/2019 e 2019/2020, 14 mobilidades para professores e técnicos.
Qualquer professor da Escola pode candidatar-se.

ESCOLA XXI


O Projecto ESCOLA XXI foi concebido para reforçar as competências organizacionais e pedagógicas da Escola no âmbito das competências da educação para o século XXI, no seguimento do Projeto PAIDEIA. 

No que respeita às competências organizacionais, o ESCOLA XXI investe na internacionalização da Escola, na articulação interciclos, na formação colaborativa interpares e na disseminação de boas práticas como eixos estruturantes do seu plano de desenvolvimento europeu.

Quanto às competências pedagógicas, o projeto visa reforçar as metodologias de projeto e as estratégias de promoção dos 4 Cs (Comunicação, Cooperação, Pensamento Crítico e Creatividade) nos seus profissionais, bem como prepará-los para as metodologias CLIL (Content and Language Integrated Learning) e para o uso da TIC em ambiente de aprendizagem.

Os eixos de articulação destes dois conjuntos de competências estão na liderança da Escola e nos processos de auto-avaliação, enquanto os principais coadjuvante do projecto se encontram no projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular que desenvolve, no seu estatuto de entidade formadora, nas equipas de inovação enquanto estratégia operacional e nas parcerias estratégicas da Escola.


Organigrama

A Escola teve de construir um projeto de desenvolvimento europeu para a sua candidatura à Ação Chave 1, assumindo compromissos de desenvolvimento e de 

melhoria para os próximos dois anos.
Assim, as mobilidades financiadas destinam-se a executar o plano 

de desenvolvimento europeu elaborado e contratualizado com a Agência Nacional Erasmus+.


Folheto Divulgação

Este folheto foi fornecido a todos os professores da Escola, divulgando os princípios básicos do projeto.


Perguntas Frequentes

Com o objetivo de responder às questões mais comuns e esclarecer todos os colegas da Escola sobre o Projeto PAIDEIA, foi elaborado este documento e disponibilizado a todos os Departamentos Curriculares da Escola.


Candidaturas

O Projeto Erasmus KA1 ESCOLA XXI: Formação colaborativa para o sucesso entra agora no seu segundo e último ano de execução.

Como sabem, o projeto assegura à Escola 14 mobilidades, das quais seis já foram executadas no ano letivo anterior e 2 estão indexadas ao Grupo de Auto-Avaliação da Escola, pelo que está, a partir de hoje – 15.11.2019, aberto o concurso para as restantes seis mobilidades.

De acordo com a estratégia da Escola, estas mobilidades serão atribuídas a duas equipas de inovação, de três elementos cada uma. A  sua constituição está definida desde o anterior projeto KA1, privilegiando um professor de cada ciclo de escolaridade.

Todos os professores da Escola são elegíveis para as mobilidades financiadas.

Para tal, devem constituir uma equipa de inovação, nos termos aqui descritos, e apresentar a sua candidatura, no link abaixo.

As candidaturas serão apreciadas e avaliadas pela Comissão ERASMUS+ da Escola, de acordo com os critérios já apreciados em Conselho Pedagógico.


Mobilidades

O Projeto ESCOLA XXI prevê 14 mobilidades individuais, ao longo do ciclo de vida do Projeto, distribuídas da seguinte forma, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Europeu da Escola: 12 mobilidades para Equipas de Inovação, para formações internacionais no âmbito de Project Based Learning (PBL), TIC, CLIL, Pensamento Crítico e  Resolução de Problemas, Comunicação e Colaboração, abertas a todos os professores da Escola; 2 mobilidades para para formação em Avaliação, atribuídas à Comissão de Avaliação da Escola.


Relatórios

As regras do Programa Erasmus+ prevêem a elaboração de dois relatórios, a submeter à Agência Nacional, para monitorização e avaliação da implementação e execução do Projeto: o Relatório Intercalar, submetido a meio do ciclo de vida do projeto, e o Relatório de Avaliação Final, submetido no fim do ciclo de vida do Projeto que reporta todas as atividades desenvolvidas no período de execução do Projeto. Internamente, o Projeto Escola XXI prevê a realização de três relatórios de avaliação próprios, destinados a monitorizar a situação da Unidade Orgânica, após a  implementação do PAIDEIA e o impato do Projeto ESCOLA XXI, durante e após a execução do mesmo.

Ação Chave 1


A Ação Chave 1 assenta na mobilidade individual para fins de aprendizagem. Destina-se a todos os professores e técnicos em trabalho efectivo nas escolas.

A EBIFFD candidatou e viu aprovado o Projecto PAIDEIA, para desenvolvimento das competências dos seus professores, o qual financia, para os anos de 2016/2017 e 2017/2018, 29 mobilidades para professores e técnicos.
Qualquer professor da Escola pode candidatar-se.
Consulte o folheto de divulgação e as perguntas frequentes para obter mais esclarecimentos.

Consulte o folheto de divulgação e as perguntas frequentes para obter mais esclarecimentos.

PAIDEIA


PAIDEIA


O Projeto PAIDEIA foi a primeira tentativa sistemática de mobilizar fundos e estratégias Erasmus+ para enraizar a inovação na nossa Escola.

Propunha-se desenvolver competências organizacionais e pedagógicas, articuladas pela liderança e por práticas de auto-avaliação na Escola, e, das 29 mobilidades financiadas, executou 32 (taxa de execução de 110%).

O plano de desenvolvimento europeu que implementou na Escola garantiu um conjunto de alterações ao quotidiano escolar e às estratégias de aprendizagem, consolidando a rede de parcerias europeias na qual se enquadra hoje a Escola.

Pela primeira vez, foi possível dar sentido às nossa práticas inovadoras pela sua inscrição em contextos europeus de legitimação e perceber a situação da nossa Escola num contexto europeu.

O Projecto PAIDEIA foi galardoado pela Agência Nacional Erasmus+ em Novembro de 2019 como referência nacional de Boas Práticas.



Organigrama

A Escola teve de construir um projeto de desenvolvimento europeu para a sua candidatura à Ação Chave 1, assumindo compromissos de desenvolvimento e de melhoria para os próximos dois anos.
Assim, as mobilidades financiadas destinam-se a executar o plano de desenvolvimento europeu elaborado e contratualizado com a Agência Nacional Erasmus+.



Folheto Divulgação

Este folheto foi fornecido a todos os professores da Escola, divulgando os princípios básicos do projeto.



Perguntas Frequentes

Com o objetivo de responder às questões mais comuns e esclarecer todos os colegas da Escola sobre o Projeto PAIDEIA, foi elaborado este documento e disponibilizado a todos os Departamentos Curriculares da Escola.



Candidaturas

Todos os professores da Escola são elegíveis para as mobilidades financiadas.

Para tal, devem constituir uma equipa de inovação, nos termos aqui descritos, e apresentar a sua candidatura, no link abaixo.

As candidaturas serão apreciadas e avaliadas pela Comissão ERASMUS+ da Escola, de acordo com os critérios já apreciados em Conselho Pedagógico.



Mobilidades

O Projeto Paideia prevê 29 mobilidade individuais, ao longo do ciclo de vida do Projeto, distribuídas da seguinte forma, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Europeu da Escola: 18 mobilidades para Equipas de Inovação, para formações internacionais no âmbito do Ensino de Línguas, Ensino Experimental das Ciências e Articulação Inter-ciclos, abertas a todos os professores da Escola; 2 mobilidades para formação em Orientação Pedagógica e Vocacional, atribuídas aos técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação da Escola; 4 mobilidades para formação em Liderança, atribuídas ao Conselho Executivo; e 5 mobilidades para formação em Avaliação, atribuídas à Comissão de Avaliação da Escola.



Relatórios

As regras do Programa Erasmus+ prevêem a elaboração de dois relatórios, a submeter à Agência Nacional, para monitorização e avaliação da implementação e execução do Projeto: o Relatório Intercalar, submetido a meio do ciclo de vida do projeto, e o Relatório de Avaliação Final, submetido no fim do ciclo de vida do Projeto que reporta todas as atividades desenvolvidas no período de execução do Projeto. Internamente, o Projeto Escola XXI prevê a realização de três relatórios de avaliação próprios, destinados a monitorizar a situação da Unidade Orgânica, após a  implementação do PAIDEIA e o impato do Projeto ESCOLA XXI, durante e após a execução do mesmo.

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